As estatísticas parecem indicar assim. Segundo ficarcomigo.com.br, metade dos brasileiros solteiros maiores de dezoito anos usam ou usaram ferramentas online para tentar encontrar uma alma gêmea. E este número está crescendo a cada ano.
Os primeiros portais de relacionamento tem 20 anos, são quase tão antigos como a diffusão da própria Internet. Durante esse tempo eles tiveram que competir com outros sistemas de interação virtual, sites de bate-papo e redes sociais como o Facebook ou Twitter. Além disso, nos últimos tempos, com o crescimento das pessoas que usam smartphones, os sites de namoro on-line também tem que lidar com os novos aplicativos para encontrar parceiros, como Badoo ou Tinder.
Embora a concorrência seja feroz, as empresas do setor e os usuários desses serviços estão crescendo lentamente, sem dúvida, o melhor exemplo de que são eficazes. Os sites de namoro são utilizados num número substancialmente semelhante por homens e mulheres e parece que as relações estabelecidas através deste sistema duram mais tempo.
No entanto, para ser bem sucedido na busca do parceiro ideal, você precisa seguir algumas dicas. Por exemplo, você tem que ser honesto, quando você criar seu perfil e utilizar uma fotografia que te mostre ao melhor, mas que não seja manipulada ou, pior, de outra pessoa, para te mostrar diferente do que você é. Nada de acrescentar alguns centímetros extras de altura, ou de seios para as mulheres, ou fazer o upload da foto que você fez mais de dez anos atrás, porque é muito provável que qualquer lorota on-line se volte contra você no primeiro encontro. Da mesma forma, você deve analisar cuidadosamente o perfil das pessoas que conheceu on-line, a fim de organizar um possível encontro com segurança e não ter surpresas desagradáveis. E acima de tudo, é preciso ter paciência. O parceiro ideal não se encontra em um dia!